Aracaju

24 de out. de 2012

A importância de idiomas em sua vida.


O mundo é pequeno para você.

Português é uma língua bonita e a mais difícil do mundo. Se você acha que aprender outro idioma está fora de cogitação, peço que não esqueça a primeira frase desse texto em sua vida. Se você conseguiu aprender a língua portuguesa em tão pouco tempo de uma forma simples que é o dia-a-dia e as leituras de seu entretenimento, que tal aprender um idioma novo? Não é difícil, mas requer paciência e dedicação.

Nesse mundo globalizado, qual língua devo falar?

A globalização faz com que barreiras sejam rompidas e uma delas é a possibilidade de conversar com pessoas do mundo inteiro na frente do computador apenas. Porém de alguma forma você vai precisar se comunicar e é nessa hora que você vai ver que é necessário falar outra língua. Uma língua nova em sua vida abre um caminhão de possibilidades.

Com isso, você pode decidir qual a língua que mais lhe agrada e que você pode colocar em sua opções de idiomas. Não é preciso que você aprenda húngaro para conversar com alguém da Hungria se ela for fluente em Inglês. Inglês é a língua do mercado e com ela, você pode ir para qualquer lugar. Em qualquer lugar do mundo, por menor que for, há sempre informações na língua Inglesa.

É visível que milhares de pessoas no mundo falam mais de duas línguas.No Brasil, a população não tem o costume de ter outro idioma na bagagem. Apesar de termos sido colonizados por portugueses e uma vastidão de outros estrangeiros tenham passado no país, como holandeses, espanhóis, ingleses, japoneses, italianos, alemães, eslavos, entre outros, muitos de nós falam apenas o português e o tem como língua oficial. Por quê? Porque no passado não fomos acostumados a isso, entretanto esse quadro muda diariamente e o número de pessoas a procura de outros idiomas cresceu. O Inglês não é a única opção, afinal, nem todos têm facilidade de fala-lo, mas Espanhol, Francês e até Mandarim se tornaram grandes opções na vida de muita gente.

O mundo é pequeno para você.


Quando você abre a mente para entender e receber uma pessoa de determinada região do país, sua vida muda. Imagine você pode entender a cultura de um país numa nova língua? O mundo não é tão grande e quando você tem ferramentas para explora-lo, ele se torna menor e mais bonito do que você pensa. Aprender uma nova língua não lhe trará dinheiro, mas um mundo de oportunidades em vários sentidos: Conhecimento, possibilidades e grandes oportunidades.

Não fica sentado no sofá vendo apenas seriado com legenda. Vem experimentar um novo idioma.  

A AIESEC Aracaju apoia essa ideia e dá o maior apoio a você.


Be an AIESECer,  It rocks.

Até mais, pessoal.

Luciana Mans - COMM member. 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente em abrirmos nossos horizontes pra novos idiomas. Mas antes de tudo, é preciso aprender a nossa língua nativa. Sim, a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo e não aprendemos assim, em tão pouco tempo, tanto é que é a disciplina de maior peso em concursos públicos e existem até cursos preparatórios só em língua portuguesa.
    O português e suas regras nos acompanham desde à infância até a faculdade, ainda que seja na área de exatas, e mesmo assim não são todos que sabem usá-lo corretamente ou se preocupam com isso. Vejo muitos amigos no facebook, sejam graduados ou não, cometendo erros banais de ortografia. Assim como vejo em estabelecimentos comerciais renomados, uma falta de preocupação em se comunicar com seus clientes de maneira digna e com respeito à nossa língua.
    Vamos aprender novos idiomas, mas sempre respeitando e aprendendo sobre a nossa língua. O maior erro da gente é acreditar que já sabe tudo. Gosto de inglês, mas sou apaixonada pelo português.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Tudo verdade. Estou correndo atrás do meu inglês. Temos que mudar a cultura brasileira, ou melhor a educação brasileira. Temos que aprender inglês desde pequenos e não apenas no ensino médio para prestar vestibular.

    ResponderExcluir