Tema: Lazer
A postagem de hoje sobre Aracaju vai tratar de algo prazeroso, que é o lazer. Ao contrário do que muitos que moram aqui pensam, Aracaju tem sim diversas atividades de lazer. Sejam elas praias, shows, bares, restaurantes, paisagens, etc. Sabendo dessa "infinidade" de coisas para se fazer, aqui iremos procurar levantar apenas aquelas atividades leves, que podem ser feitas por todos sem gastar muito.
Ah sim, antes que pensem "poxa, faltou as praias". Não faltou não, é por que iremos deixar outro post dedicado a elas. Até pra esse aqui não ficar enorme.
Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira)
Localizado na Av. Beira Mar, possuindo uma grande área verde com lago, pedalinhos, ciclovias, parque infantil, bar e restaurante, esta grande área verde é muito utilizada para caminhadas, ou para, simplesmente, relaxar apreciando seu belo paisagismo.
O parque é um local bastante procurado para realização de atividades físicas, como caminhada, treinos esportivos, etc. Sessões de yoga são oferecidas gratuitamente aos frequentadores do Parque da Sementeira.
Parque da Cidade
Localizado à Av. Corinto Leite no bairro Industrial, o parque possui campos de futebol, quadras de tênis, teleférico, hípica e zoológico. Embora fuja um pouco do circuito habitual do turista, vale uma visita. O teleférico que percorre todo o parque, recentemente recuperado, dá um toque de charme ao lugar.
Orla da Atalaia
É na orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada recentemente, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.
A orla da Atalaia possui diversas quadras para a prática dos mais diversos esportes. Sem contar nas aparelhagens também para a realização de exercícios físicos.
É lá na Orla de Atalaia que fica situado o oceanário da cidade de Aracaju. Local muito visitado pelos turistas e amantes da vida marinha.
Lá também fica a Passarela do Caranguejo que é um badalado complexo de bares e restaurantes na orla de Atalaia, onde é possível encontrar o que há de melhor na culinária sergipana e provar de uma das iguarias mais populares de Aracaju: o caranguejo, servido com vinagrete ou como ingrediente principal de pastéis, caldinhos, moquecas, casquinhas e mariscadas.
Calçadão da 13 de Julho
Localizado na zona nobre de Aracaju, o calçadão do bairro 13 de Julho é uma das melhores opções para uma caminhada e sentir a brisa do rio Sergipe se encontrando com o mar. O complexo do calçadão ainda conta com pista para cooper, parque infantil, quadras de esportes, mirante, ciclovia e quiosques. Oferece uma vista panorâmica da Ilha de Santa Luzia e do manguezal do rio Sergipe.
Vista do alto do mirante do calçadão da 13 de Julho. Do alto do mirante, dá pra ter uma vista da Ilha de Santa Luzia, do manguezal ao longo do calçadão e do rio Sergipe.
Museu da Gente Sergipana
Inaugurado em 2011, o Museu da Gente Sergipana é um espaço cultural voltado à interpretação da identidade do povo Sergipano.
As lendas, tradições, expressões, brincadeiras, histórias, personagens, a gastronomia, o artesanato em exposição permanente, as manifestações religiosas, folclóricas e populares, os trajes e os marcos existentes, podem ser vistos com outro jeito de olhar.
O Museu da Gente Sergipana está localizado no antigo prédio onde funcionou o Atheneu D. Pedro II, na Avenida Ivo do Prado nº 398 no centro histórico de Aracaju.
Ponte do Imperador
Construída às margens do rio Sergipe para servir de ancoradouro ao vapor Apa, quando da visita do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Tereza Cristina à província. Foi inaugurada em 11 de janeiro de 1860, dia da chegada do Imperador em Aracaju. Inicialmente feita em madeira, foi reformada pela primeira vez em 1910, passando a ter estrutura de ferro.Somente na década de 1940, adquiriu a estrutura atual. Por longos anos serviu para o embarque e desembarque de mercadorias e passageiros.
Orla do Bairro Industrial
Às margens do rio Sergipe, no norte da capital, a orla do Bairro Industrial é um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão. A ilha de Santa Luzia com seu belo coqueiral, as canoas de pescadores com suas velas coloridas ao vento, as águas do rio Sergipe e a brisa que sopra refrescando os dias de verão convidam a um passeio por essa bela paisagem.
Da orlinha do bairro Industrial dá pra ter uma vista privilegiada da ponto que liga o município de Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros. No período da noite a ponte fica iluminada por luzes de diversas cores, criando um espetáculo a parte.
Colina do Santo Antônio.
Parte mais alta da cidade, de onde se tem uma vista panorâmica, o local é dominado pela histórica Igreja de Santo Antônio, que marcou o surgimento de Aracaju. Por ser a única elevação da capital sergipana, é possível avistar boa parte dos cartões postais da cidade. De noite, a iluminação especial, deixa a colina e a igreja ainda mais atraentes
0 comentários:
Postar um comentário