Aracaju

12 de mar. de 2012

Aracaju e suas generalidades


E aí pessoal, tranquilo? Como planejado, vamos ter durante essa semana uma série de posts a respeito da nossa cidade aniversariante.

Sendo clichê ou não, nosso primeiro post TEM que ser falando algo de forma bem geral sobre a cidade não acham? História e estatística, aqui nesse post é o lugar de vocês!

Bem, vamos lá, Aracaju é a capital do estado de Sergipe(sim, o menor estado do país) e conta aproximadamente com 570.937 habitantes. Existem, no entanto, outros municípios próximos à Aracaju que formam a “Grande Aracaju”, são eles Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Juntos a esses municípios, a “Grande Aracaju” chega a aproximadamente 835.564 habitantes.



O clima em Aracaju é quente e úmido, tendo seu período chuvoso de Março a Agosto. A temperatura aqui gira em torno dos 26º ou 30º. Basicamente, acontecem duas coisas aqui, chuva (quando chove) e calor (quando não chove e algumas vezes até quando chove).












Para ter acesso à nossa cidade, você tem basicamente duas opções. 
A primeira é a rodoviária através das rodovias BR-101, BR-235, SE-201 e SE-100. A segunda é aérea, através no nosso Aeroporto Internacional de Aracaju (sim, internacional).

Vocês devem estar se perguntando “ Cadê a parte da história de Aracaju que foi dito que iria ter? ”. Não colocamos por acharmos que o texto poderia se tornar algo bem cansativo de se ler. Por isso, sugerimos uma leitura sobre nossa cidade no site de pesquisas Wikipedia. Segue abaixo um trecho:

“ A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da Capitania de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu. Fundada em 1855, foi a primeira capital planejada de um estado brasileiro; seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.


0 comentários:

Postar um comentário