Aracaju

Cidadão Global

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio voluntário Cidadão Global.

Talentos Globais

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio profissional Talentos Globais

Host Family

Viva a experiência de conhecer a cultura de outro país sem sair de casa: hospede um intercambista.

28 de nov. de 2012

Escolhi ser um talento global

Estudantes do mundo inteiro que conhecem a AIESEC, escutam falar sobre seus intercâmbios Cidadão Global e Talentos Globais. Ambos chamam muito atenção pela quantidade de experiências que oferecem, e entre os dois, atualmente, o que tem chamado atenção dos jovens é o que oferece um estágio internacional: Talentos Globais. O estágio é um dos motivos que nos fazem nos descobrir dentro da profissão que escolhemos e saber se realmente é aquilo que queremos.

Estágios no local onde moramos é algo muito importante, mas quando descobrimos que podemos ir além, algo muda dentro da gente. A AIESEC tem como objetivo fazer com que os jovens possam impactar positivamente a sociedade. De início, a gente não fará com que esse impacto atinja a todos, mas atingirá um, que irá atingir o outro e assim, sucessivamente. O intercâmbio Talentos Globais não dá apenas uma oportunidade de trabalhar fora do país, mas te obter uma experiência que será importante naquele processo e será levada por toda vida. Jovens como Leonardo Panta Leão e Dayane Loureiro sabem muito bem disse e compartilharam conosco suas experiências em continentes diferentes.



 Leonardo Panta Leão. 24 anos. Cientista da Computação. Um talento Global.


Assim como todo jovem formando, o aracajuano Leonardo Panta Leão procurava algo que fizesse a diferença em sua vida como futuro cientista da computação. Descobriu a AIESEC e viu no intercâmbio Talentos Globais uma porta importante em  sua vida. Leonardo não vê seu intercâmbio como um ganho na área profissional apenas, mas uma oportunidade para enxergar o mundo como ele realmente é:




"  Durante esse tempo todo tive a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo, pessoas de lugares que eu nem sabia que existiam. Foi legal quebrar pré-conceitos, ou confirmá-los. É muito bom ver a verdade na sua frente, sem a opinião de outros para influenciá-lo. Descobri que nossos vizinhos são brasileiros que falam espanhol. Que nem todo europeu do olho claro é rico. Que existem muitos africanos inteligentes e que nem se preocupam com pré-conceito, mas que justamente aquele africano que tanto fala das desigualdades, é justamente o responsável por isso. Descobri que os árabes e muçulmanos passam longe de santos e também gostam de curtir a vida. Na verdade descobri que somos todos iguais, a religião e os passaportes é que atrapalham nossas vidas. Também tive a oportunidade de conhecer muitos lugares, fiz uma longa viagem de trem, vi muitas paisagens difíceis de se imaginar reais. Quem tem alma de viajante precisa passar um tempo na Índia.
Lá não existe só o Taj Mahal ou rio Ganges. Há muitas ‘Índias’ dentro da Índia. Viajar muitas vezes foi minha fuga para a rotina e aquela cultura inerte dos indianos do dia-a-dia. 
Muitas vezes o que acontecia era uma luta diária, um respirar fundo, e também uma descoberta, um avanço e uma esperança, tudo junto. De uma coisa eu tenho certeza, não consigo imaginar minha vida sem ter passado por essa experiência. A Índia me ensinou muito e não me arrependo um segundo de ter sido adotado por ela por um tempo. A Índia é uma mãe que tem filhos demais para criar, com todos os seus problemas e frustrações, eu tenho minha compaixão por ela, e quero muito que um dia ela se torne um lugar melhor para o povo indiano. Tudo isso também fez crescer um amor intenso pelo meu Brasil e sua cultura, é preciso perder para ganhar. Essa experiência toda me fez perceber que existem coisas na vida que às vezes nem sabíamos que em outro lugar do mundo não são naturais, não é aceitáveis.
Percebi também que onde existe excesso de religião, também existe excesso de hipocrisia. Mas que podemos tentar ser felizes em qualquer lugar, sob quaisquer circunstâncias, força de vontade é exigido, mas desde que sejamos bons, devemos sempre ser nós mesmos.

Depois de viver a Índia dia após dia, é muito bom entender o que é viver ali, onde todos falam milhares de línguas, mas se entendem com aquele inglês estranho, e que no meio daquela confusão toda, riquezas são geradas, a desigualdade social é um abismo muito mais profundo que o do Brasil, mas que a esperança nunca morre, dias melhores virão para a Índia. Agora sou muito feliz por ter nascido brasileiro e ser um pouquinho indiano."


Dayane Loureiro. Beleza carioca em terras africanas. 

Nascida no Rio de Janeiro, a psicóloga Dayane, atualmente reside em Johannesburg - África do Sul, escolheu o Talentos Globais para fazer o diferencial em seu currículo e coincidentemente, teve uma mudança significativa em sua vida:



" A AIESEC foi simplesmente a melhor oportunidade que poderia aparecer na minha vida! Além de ter liderado um escritório de 70 membros, ter tido uma experiência socio-cultural no leste europeu, ter feito parte de um corpo executivo Nacional na África e ter participado de conferências internacionais, a AIESEC me abriu as portas para muito mais! Hoje estou fazendo um estágio profissional na Vale África do Sul, onde atuo diretamente com aquilo para o qual eu estudei e sou responsável por processos de demais países como Moçambique, Angola, Guiné, Zâmbia e Congo. E o mais legal de tudo isso é saber que um dos motivos de eu ter sido selecionada é porque eu tinha experiência de AIESEC! Sou uma pessoa COMPLETAMENTE diferente daquela que era antes da AIESEC.


De fato, a AIESEC é uma life changing experienceRecomendo a todos!  " 



Gostou dessa postagem? Espero que o sentimento de Talento Global tenha despertado em você. Confiamos no seu potencial. Venha ser um talento global.



Quer alcançar seus sonhos? Quer conhecer o mundo? Quer realizar sonhos? Quer ter conhecimento? Quer viver uma autodescoberta?  Aposto que ficou estingado (a)! Inscreva-se no escritório mais próximo de você. 


Até a próxima, pessoal.

Be an AIESECer. It rocks.

Luciana Mans - Coordenadora de Criação e Promoção do Time de COMM.

24 de nov. de 2012

AIESEC Planet Aracaju




A AIESEC Aracaju convida você, estudante universitário ou recém-formado, para o

AIESEC Planet Aracaju!

O evento é feito para todos que sonham em fazer intercâmbio, mas estão com receios,

e querem mais informações que ajudem nessa decisão. Além disso, o AIESEC Planet

Aracaju também é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a AIESEC e

o seu impacto positivo no mundo!

O AIESEC Planet Aracaju se divide em dois blocos:

-> Bloco 1:

Abertura do evento

Apresentação da AIESEC

Depoimentos de intercambistas que passaram por Aracaju

Debates sobre temas internacionais e locais

-> Bloco 2:

Apresentação dos programas Cidadão Global, Talentos Globais e Host Family

Depoimentos ao vivo de membros que fizeram intercâmbio

Sessão especial: Quero fazer um intercâmbio, mas nunca terei dinheiro suficiente

Sessão surpresa

O AIESEC Planet Aracaju acontecerá no dia 8 de dezembro, no auditório do Colégio

Módulo (Praça Guadalupe Amado Mendonça, 247, Bairro Inácio Barbosa), das 13h30

às 18h.

As vagas são LIMITADAS, então se inscreva o quanto antes!

As inscrições podem ser feitas no link http://migre.me/c2mnf  até o dia 6 de dezembro.

Qualquer dúvida, entre em contato com Daniel Moura, um dos organizadores do

AIESEC Aracaju Planet, através do e-mail daniel.mourasilva@aiesec.net.

Esperamos vocês!

Daniel Moura Silva

Anaslista de Branding - COMM Member.

7 de nov. de 2012

Host Family: Entenda esse modo de vida



Quando uma pessoa diz: " Sou host de uma canadense.", tenho uma certeza: se você não entende de intercâmbio, uma interrogação deve pairar acima de sua cabeça invisivelmente e você deve se perguntar o que uma palavra de língua inglesa tão pequena deve significar. 

Quando uma pessoa diz que se tornou host, ela abriu as portas da casa dela para o mundo. Em outras palavras, ela recebeu um intercambista para viver em sua casa por um determinando tempo. Aparentemente assustador, ser host nada mais é do que uma experiência maravilhosa. Só para começar, quando uma família aceita o desafio de receber alguém de outro país, ela tem em mente uma coisa: cessar as curiosidades a respeito do país que o ou a intercambista está vindo e ter contato com uma nova cultura. E não para por ai.

Receber um estudante de outro país estimula alguns campos dentro de casa:

- A paciência;
- Conhecimento;
- Experiências novas e inesquecíveis;
- Conhecer o novo tendo contato com um novo idioma e uma nova cultura.

Para um estudante estrangeiro, estar com uma família ameniza a saudade de casa e vivenciar o crescimento e as descobertas daquela pessoa em seu país dentro de sua casa é uma experiência que quem teve, não se arrepende da escolha. Pela AIESEC, famílias aracajuanas tiveram o prazer de receber pessoas dos quatro cantos do mundo. Confira seus depoimentos emocionados.

O estudante de Administração de empresas de 22 anos, Romário Souza, conta com felicidade como foi ter a estudante de 18 anos peruana, Sofia Chang, em sua casa:

Romário teve a felicidade de viver com Sofia.
"Eu tive a felicidade de ter a sensação de ter uma irmã! Foi um momento da minha vida que eu fui bastante feliz tendo a Sofia na minha casa! Sempre tinha alguém para conversar. Ela sempre estava tentando me ensinar espanhol e contava sobre a cultura e os costumes do Peru! Seu jeito meigo e carinhoso de ser conquistou a todos na minha casa e todos os meus amigos! Hoje posso dizer que eu tenho uma irmã linda que está um pouco distante, mas nunca ela sairá do meu coração!" 


Já o estudante de Relações Intencionais fala com amor sobre o novo membro de sua família, o argentino Danilo: 
André e Danilo: irmãos para sempre

" Nunca pensei que em tão pouco tempo eu ganharia um irmão, mas ganhei. Eu hospedei Danilo, EP Argentino, e logo ele se tornou mais que um amigo: ele virou meu irmãozão. Cada momento que eu passei com ele foi único e absorver um pouco da cultura dele foi algo mágico. Ser host foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida e mal posso esperar para repetir."



A formanda em Administração de Empresas Camila Fontes conta sua trajetória de host em poucas palavras:
Camila e sua irmã colombiana, Verônica.


 " Há exatamente 6 meses atrás, eu resolvi sair da casa da minha mãe, e vir morar sozinha, no alto dos meus 21 anos. Tinha o objetivo de buscar tranquilidade, paz e equilíbrio. Porém, em junho de 2012, resolvi ser host de um intercambista que viria fazer trabalho voluntário. Recebi Veronica Carvajal, da Colômbia, uma pessoa sensacional, muito amável, educada, e no fundo, muito parecida comigo. Com ela, aprendi muito sobre seu país, sua cultura, e pude me sentir muito útil em poder fazer o mesmo por ela. No dia de sua despedida, em agosto, eu disse a ela algo que me marcou muito: “É, eu saí de casa porque eu queria morar sozinha. Mas agora eu não quero mais morar só”. Ganhei mais que uma amiga, ganhei uma irmã. Não importa aonde eu ou ela estejamos, nossas portas estarão sempre abertas uma para a outra." 

Ter contato com alguém de outro país é um experiência incomum. Agora imagine o que é para um estudante poder conhecer uma nova cultura, pode entender um novo modo de vida dentro de uma casa com uma família? É uma oportunidade inesquecível onde ele pode repassar seus costumes, hábitos, histórias de seu país e receber as mesmas informações de você. Ser host é viajar o mundo sem sair de casa. Seja host e tenha uma experiência para toda a vida. A AIESEC Aracaju te dá essa oportunidade e garante que você não vai se arrepender. Inscreva-se aqui e viva essa experiência em sua vida.

Be an AIESECer. It rocks.

Luciana Mans - Comm member. 

26 de out. de 2012

Ciranda da Alegria - Ação Local de dia das crianças

 No último domingo, 21 de outubro, a AIESEC Aracaju fez uma ação voltada para o dia das crianças. Com o objetivo de tornar aquele domingo especial para todas as crianças do Instituto Rahamim - Casa da Mãe da Misericórdia, o evento não só trouxe alegria aos pequenos como também a todos os membros envolvidos nesse projeto.


  De agosto até metade do mês de outubro a mobilização dos membros da AIESEC Aracaju para arrecadar brinquedos foi grande. Engajados, o maior objetivo em suas mentes era apenas uma: Fazer o dia 21 de outubro para aquelas crianças especial. 
Além de brinquedos, os jovens também estavam atrás de roupas e livros para que as crianças sentissem que eles não estavam ali apenas para doar brinquedos, mas um motivo para que eles estampassem um sorriso no rosto sempre que pudessem. A AIESEC Aracaju promove ações locais e sabendo disso, os novos membros não perderam tempo e organizaram esse evento bonito e emocionante. 

  Com emoção, os membros da AIESEC Aracaju falaram como foi ter essa experiência tão bonita em suas vidas. 


Ana Beatriz Vasconcelos

" Fazer parte do ciranda da alegria foi algo inédito pra mim. Eu, Membro Novo, já fazendo  parte da organização como logística de um projeto sendo este um projeto novo? Eu não ia deixar isso passar em branco. Me joguei! Joguei e lambuzei. Porque valeu muito a pena, todo o esforço pra chegar no dia e ver o sorriso de cada uma, o abraço cativante que nos faz sentir a melhor pessoa do mundo. Sempre lidei com esses projetos. Ele só se tornou novo, porque sou nova na AIESEC. Até hoje, fico extasiada, relembrando cada momento, cada segundo que passamos. E como foi rápido! Passou voando! Tive mais intimidade com cada pessoa que se envolveu no projeto, as risadas. Porque fazíamos tudo com sorriso no rosto, e como fazer algo tão especial de cara fechada? Querendo ou não, de um jeito ou de outro, já sabíamos que no dia D, iria ser único, inesquecível,iria ser AIESEC. E foi e é!" 

Saulo Nascimento

" A experiência com o Ciranda superou as minhas expectativas. Eu pensei que estava preparado pra receber amor e carinho das criancas e tudo, mas você receber um abraço junto com um sorriso tão sincero de uma criança não tem preço que pague. Você ouvir elas dizerem " Obrigado tio", foi uma sensação muito boa. Deu trabalho, foi cansativo organizar tudo, mas faria tudo de novo com certeza. Sem pensar duas vezes." 

Daniel Moura

" Falar um pouco sobre minha experiência no Ciranda: mesmo na infância, tive pouco convívio com outras crianças e um dos meus maiores receios era não saber lidar com tanto guri de uma vez só, de não atender às necessidades dele ou não conseguir controlar certas situações.

E aí veio aquilo que sempre é falado na AIESEC, sobre a importância da experiência, e eu percebi como lidei com as situações melhor do que eu imaginei, o que me deixou feliz. Percebi que eu ajudei de verdade e consegui botar meia dúzia de sorrisos em meia dúzia de rostos." 


Nayara Cris

" Foi incrível ser organizadora de um evento que levou tanta alegria para crianças do Bairro Santa Maria, mas muito antes de o evento acontecer, eu fui premiada em constatar o quanto as pessoas são solidárias e que esse espírito de “mudar o mundo” não é só um privilégio da AIESEC. Tive um excedente muito grande de doações, doei 76 livros para o Lar Cristo Redentores, como fruto da nossa campanha e ainda tem diversos tipos de doações na minha casa!" 


Georgiany Moura

O Ciranda da alegria foi uma oportunidade da AIESEC Aracaju mostrar que oferecemos muito mais que intercambio, que através de ações locais podemos mudar nosso pequeno mundo. Juntamente com Ana Beatriz, Nayara, Thiego, Saulo e Yan conquistamos pequenos sorrisos e sentimos grandes emoções, pois não há nada melhor que ver várias crianças se divertindo, vivendo o momento mágico que é a infância. Foi coordenando o Ciranda da Alegria que senti o quanto vale a pena estar unida à pessoas engajadas e comprometidas, o resultado saiu melhor do que esperavamos, valeu a pena todo nosso esforço. O projeto Ciranda da Alegria não para e se eu pudesse faria isso todas as semanas. As palavras que veio em mente ao fim da diversão com tantas crianças foi: 'Satisfação, gratidão e motivação'. Só tenho a agradecer o apoio de todos que de forma indireta ou diretamente ajudarão na realização desse projeto. Fica aqui meu muito OBRIGADA!!" 

Mas não foram só os membros que ficaram felizes com o resultado. As criançada ficou contente com o dia e a gratidão ficou estampada no rosto de cada uma naquele domingo. A AIESEC Aracaju está sempre pronta para ajudar a todos. Somos agentes de mudança e promovemos o bem. A AIESEC está sempre disposta a fazer o melhor não só por um ou por outro, mas por todos. Acreditamos no melhor e acreditamos também que poucas atitudes fazem toda diferença. 


Be an AIESECer. It rocks.
Luciana Mans - COMM Member.
Fotos por Felipe Coringa e Guadalupe Sátiro



24 de out. de 2012

A importância de idiomas em sua vida.


O mundo é pequeno para você.

Português é uma língua bonita e a mais difícil do mundo. Se você acha que aprender outro idioma está fora de cogitação, peço que não esqueça a primeira frase desse texto em sua vida. Se você conseguiu aprender a língua portuguesa em tão pouco tempo de uma forma simples que é o dia-a-dia e as leituras de seu entretenimento, que tal aprender um idioma novo? Não é difícil, mas requer paciência e dedicação.

Nesse mundo globalizado, qual língua devo falar?

A globalização faz com que barreiras sejam rompidas e uma delas é a possibilidade de conversar com pessoas do mundo inteiro na frente do computador apenas. Porém de alguma forma você vai precisar se comunicar e é nessa hora que você vai ver que é necessário falar outra língua. Uma língua nova em sua vida abre um caminhão de possibilidades.

Com isso, você pode decidir qual a língua que mais lhe agrada e que você pode colocar em sua opções de idiomas. Não é preciso que você aprenda húngaro para conversar com alguém da Hungria se ela for fluente em Inglês. Inglês é a língua do mercado e com ela, você pode ir para qualquer lugar. Em qualquer lugar do mundo, por menor que for, há sempre informações na língua Inglesa.

É visível que milhares de pessoas no mundo falam mais de duas línguas.No Brasil, a população não tem o costume de ter outro idioma na bagagem. Apesar de termos sido colonizados por portugueses e uma vastidão de outros estrangeiros tenham passado no país, como holandeses, espanhóis, ingleses, japoneses, italianos, alemães, eslavos, entre outros, muitos de nós falam apenas o português e o tem como língua oficial. Por quê? Porque no passado não fomos acostumados a isso, entretanto esse quadro muda diariamente e o número de pessoas a procura de outros idiomas cresceu. O Inglês não é a única opção, afinal, nem todos têm facilidade de fala-lo, mas Espanhol, Francês e até Mandarim se tornaram grandes opções na vida de muita gente.

O mundo é pequeno para você.


Quando você abre a mente para entender e receber uma pessoa de determinada região do país, sua vida muda. Imagine você pode entender a cultura de um país numa nova língua? O mundo não é tão grande e quando você tem ferramentas para explora-lo, ele se torna menor e mais bonito do que você pensa. Aprender uma nova língua não lhe trará dinheiro, mas um mundo de oportunidades em vários sentidos: Conhecimento, possibilidades e grandes oportunidades.

Não fica sentado no sofá vendo apenas seriado com legenda. Vem experimentar um novo idioma.  

A AIESEC Aracaju apoia essa ideia e dá o maior apoio a você.


Be an AIESECer,  It rocks.

Até mais, pessoal.

Luciana Mans - COMM member. 

20 de out. de 2012

AIESEC Aracaju realiza Encontro de Pais e Amigos


   Na manhã deste sábado (20), no auditório Padre Arnóbio (bloco D) da Universidade Tiradentes (UNIT), aconteceu o evento que reuniu pais e amigos da AIESEC Aracaju, o EPA – Encontro de Pais e Amigos. Com o intuito de esclarecer o trabalho  feito pela organização e tirar todas as dúvidas daqueles que não fazem parte da organização mas estão ligados à ela através de filhos ou amigos, o evento abriu espaço para discussões que muito acrescentaram aos que estavam presentes.

   Para Marlene Dantas a reunião veio em bom momento. “Eu estava sem entender como funcionava esse trabalho onde a minha filha está inserida, e até já a cobrava de algumas explicações, mas hoje eu tive todas as dúvidas esclarecidas aqui e me sinto segura em relação a viagem que ela fará em Janeiro”, disse a mãe de Mayara, membro da AIESEC.


  O encontro contou com a palestra da Coordenadora do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UNIT, Janaína Machado, que falou sobre trabalho voluntário. “Parabéns a vocês, pais, que criaram filhos que pensam no próximo”, disse ao final do discurso.
Reginaldo , pai do membro Rodrigo Fernandes recém chegado na AIESEC, declarou a importância de um evento como o EPA. “Hoje eu posso dizer que me sinto tranquilo. Essa reunião cheia de discussões e bate-papo me fez entender que a AIESEC tem realmente uma estrutura que se preocupa com seus integrantes. Sei que por mais que meu filho viaje e vá para longe de mim em busca de novas experiências, ele estará amparado por uma organização que tem a preocupação com o bem-estar de seus membros”, comentou.

   Outro momento de forte impacto do EPA foi o sharing realizado por uma dupla de mãe e filha que relatou como havia sido a experiência de intercâmbio. Sabrinna Silva, que é filha única, foi para o Paraguai e passou aproximadamente 8 semanas sendo voluntária numa ONG com o trabalho voltado para a conscientização e prevenção de acidentes no trânsito. “Imaginem o quanto foi difícil para minha mãe me deixar sair de casa e ir para outro país? Eu sou filha única, sobrinha única, neta única...mas depois ela se acostumou e até gostou”, disse durante o relato. Sua mãe, Carminha Silva, fez um apelo aos pais presentes, e pediu para que confiassem no trabalho da AIESEC. “Os pais precisam tirar esse bicho-papão da cabeça. Fazer intercâmbio pela AIESEC é bom”, destacou.

   Para a Diretora de Intercâmbios da AIESEC Aracaju, Thaisa Bianchi, o EPA foi um sucesso. “Esse evento foi muito proveitoso porque tivemos um contato direto com os pais. Eles precisam mesmo viver um momento como o de hoje para que possam ter confiança na seriedade do nosso trabalho”, disse. “Todos os pais tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas existentes com relação ao nosso trabalho de intercâmbio, e tenho certeza de que saíram tranquilos daqui, por esse motivo estamos bastante felizes com o evento”, ressaltou.

Por Erika Prata
Fotos por Felipe Coringa

11 de out. de 2012

5 razões para você escolher a Rússia.


Привет


Isso mesmo que você leu: Привет. Na Rússia, significa: OI e é com essa saudação que convido você para ler um post muito importante.

A AIESEC Aracaju está sempre em busca de meios para você ter uma prévia dos lugares que lhe esperam. Se você acompanha nossa página no Facebook, percebeu que temos postado especialmente para você, um país interessante e motivador: A Rússia!

A Federação Russa é o maior país do mundo. Não é um país frio de congela-lo (a) por inteiro, onde as pessoas são todas espiãs, bêbadas e desconfiadas. A Rússia é um país diversificado etnicamente e culturalmente devido sua localização: continentes asiático e europeu. O território não é grande apenas em espaço, mas também em informações e fizemos questão de separar algumas razões para você conhecer esse país tão atraente.

Temos a certeza de que você gostará bastante. Separamos algumas curiosidades que farão você repensar em qual é o melhor lugar para fazer seu intercâmbio. 


1- História
  Todos nós já ouvimos falar sobre a Rússia como uma importante peça no labirinto da História. Muitos acontecimentos mudaram o mundo. A Rússia já foi um dos países mais fortes economicamente no espaço mundial. Foi o país pioneiro em mostrar ao planeta tecnologias que revolucionaram o mundo , sendo que, foram os primeiros a lançar o homem no espaço. Tinham as melhores armas, tinham os soldados mais resistentes. Tinham pessoas bravas o bastante para enfrentar problemas e mudar a história da humanidade. Um bom exemplo é a Revolução Russa, que mudou valores e costumes dentro da sociedade. Na Rússia, houve muitas revoluções que mudaram o modo como ser humano via o trabalho, a acumulação de riqueza e de capital. O país é o berço do Comunismo e do Socialismo. Milhares de pessoas vão todos os anos ao país para ver de perto as marcas das mudanças do maior país do mundo. Museus, palácios, praças e muitos outros lugares demonstram o que a Federação Russa tem de melhor. O país realmente tem muita história para contar. Imagina quantas novidades te esperam por lá.


2- Arquitetura
 Fruto da constituição histórica diversificada, palco de impérios, revoluções e a ascensão da ortodoxia católica, a Rússia possui uma arquitetura única, que remonta desde a Idade de Ouro Bizantina, tendo como representante a grandiosa Igreja de Santa Sofia, até as colossais obras do reinado de Ivan, o Terrível, como a famosa Praça Vermelha, e o Kremilin, uma impressionante fortaleza onde as influências culturais russas se fundem na sede do governo. As construções de padrão Soviético permanecem até os dias de hoje, tanto das habitações padronizadas aos trabalhadores, como as grandiosas instalações científico-militares utilizadas durante o auge da Guerra Fria. A Rússia merge milhares de uma história única em sua arquitetura, representante das impressões, cicatrizes e milagres dos vários povos da Eurásia. A arquitetura russa é um dos motivos que mais atraem pessoas para seu território. Ficou curioso para saber mais? Aproveita que temos mais informações. 


3- Clima
   Apesar dos estereótipos, ao contrário do que muitos pensam, o clima russo é diversificado. Isso acontece pelo simples fato do país estar localizado na metade da Europa e um terço da Ásia. A região mais fria é chamada Sibéria. Os termômetros chegam aos - 60º, porém o verão em algumas regiões do país chega a fazer com que os termômetros meçam até 45º. O frio siberiano alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia. Na zona central russa, podemos encontrar as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos, sendo que as florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A Rússia tem um clima que agrada a todos. Os russos têm a sorte de ver beleza em todo lugar no território tão gigante que é a Rússia. Uma diversidade infinita de landscapes, tornando os ambientes em cada canto do país únicos. Com certeza você vai ficar maravilhado (a). Não perca essa oportunidade. A Rússia está esperando por você. Viva outra realidade e aprenda mais sobre você mesmo!



4- Cultura
  A Federação Russa encontra-se em dois continentes: Europa e Ásia. O país faz fronteira com os seguintes países (de noroeste para sudeste): Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia (ambas através de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. Há uma diversidade de povos naquele país. Há uma variável de mais de 160 diferentes grupos étnicos e povos dentro da Rússia. Com tantas pessoas, dá para perceber que o território russo possui uma das culturas mais variadas do mundo. O país tem grandes escritores e literários, músicos, arquitetos, pintores e etc. Aliteratura russa é muito famosa, e entre os grandes mestres da literatura universal contam-se russos como Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, etc. Grandes livros foram lançados como Guerra e Paz, Anna Kanerina, Ivan - o Imbecil, entre outros. A música russa é extremamente rica e diversificada. Do ballet ao rock, do POP ao Rap, do Hard Rock à erudita, destacam-se inúmeros compositores, cantores, escritores, etc. Na música erudita destacam-se grandes compositores como Tchaikovski e Rachmaninof.  O pop e o rock foram trazidos durante o período da Perestroika, em que muitos compositores e cantores foram revelados. Formaram-se bandas como Kino, Nautilus Pompilius, Alisa, Aria, DDT. Algumas delas ainda estJá no Pop/Rock podemos ver grandes bandas de sucesso como a dupla t.A.T.u, primeira grupo musical russo a atingir sucesso mundial graças a liberação de ideias. 



5 - Arte
  Conhecida como berço de inúmeras formas de arte, tais como a dança, a pintura, a dramaturgia e a escultura, a mãe Rússia deu também luz ao conjunto dos maiores escritores do mundo, reunindo literatos reconhecidos internacionalmente, como Dostoievski, Tolstoi, Tchekhov, Nabokov e Mayakovsky (assim como tantos outros). Considerado como uma das obras primas da literatura mundial, Guerra e Paz, do escritor Leon Tolstoi, carrega a função de análise conjuntural política, cultural e social através da literatura romanceada, apresentando excepcionalmente a realidade europeia da época.


Programa Cidadão Global

AIESEC Aracjau está te esperando. @AJ

A AIESEC Aracaju separou duas surpresas para você que está à procura de um local para ser um Cidadão Global.

Young and Perspective Project in Russia - cultural differences, tolerance.

Há vagas do Cidadão Global esperando por você na cidade de Voronezh, na Rússia. O projeto Young and Perspective é um projeto feito com crianças em escolas públicas. Nele, o intercambista organizará e realizará treinamentos objetivando o desenvolvimento de tolerância, liderança e responsabilidade social nas crianças.

O intercâmbio dura entre 6 a 8 semanas e o intercambista terá que fazer: 
- Apresentação do país para estudantes da escola: história, cultura, tradições, geografia, arte, juventude moderna;

- Estar envolvido no projeto, planejamento e elaboração de oficinas e grupos de passatempo e depois de condução deles para crianças;

- Organizar jogos, atividades de aprendizagem e performances com as crianças nas escolas;

- Organizar e participar de festivais culturais locais, em termos de escolas;

-  Dar aulas de Inglês


Young and Prospective

O projeto Young and Prospective é um projeto educacional relacionado a linguagem em escolas. Neste programa você vai utilizar sua criatividade para apresentações, discussões, quizzes e outras atividades interativas. Estagiários de diferentes países irão para Krasnodar dar aulas para alunos do ensino médio e universidades. Durante 6-9 semanas intercambistas poderão dar  realizar aulas de línguas estrangeiras, utilizando lições relacionadas a economia e alfabetização. 


Venha fazer parte disso. Corra para a AIESEC Aracaju e veja que o outro lado do mundo é  muito mais perto do que você pensa.
Gostou? Quer alcançar seus sonhos? Quer conhecer o mundo? Quer realizar sonhos? Quer ter conhecimento? Quer viver uma autodescoberta?  Aposto que ficou estingado (a)! Inscreva-se no escritório mais próximo de você.



Estamos te aguardando.

Be an AIESECer. It rocks.

Luciana Mans e Felipe Feitosa Castro - Membros de COMM e OGX da @AJ.


9 de out. de 2012

Os intercambistas e o suporte da AIESEC Aracaju


Brigitte, Juliana e Evelyn acreditaram que era possível. #@AJ
A AIESEC Aracaju está presente na cidade desde o dia 21 de novembro de 2011 e desde então, tem recebido jovens de algumas partes do mundo como: Alemanha, Argentina  Itália, Colômbia, Portugal, Chile, Peru, entre outros. Em quase um ano, conseguimos mobilizar jovens que não imaginavam que, estar na capital do menor estado do Brasil em prol do bem faria tantas diferenças em suas vidas. Foi visível a crescente procura por nossa cidade, afinal, a AIESEC Aracaju dá o suporte preciso para todos aqueles que vem para nosso estado promover boas ações.

Brigitte Schiesser, Evelyn Lozano Avalos e Juliana Mira Zuluaga são de países distintos, porém vieram para o mesmo destino promover a importância de certos valores, costumes e, principalmente, do bem. Um dia, foram estranhas, entretanto o trio de universitárias hoje em dia são grandes amigas. As três passaram cerca de dois meses tentando plantar uma semente de estimulo para as futuras gerações no estado de Sergipe. A alemã Brigitte e a colombiana Juliana já conheciam o trabalho da AIESEC e participavam de suas atividades como membros de Outgoing exchange (OGX) dos países que vieram: Áustria e Colômbia.

Brigittie soube da AIESEC através de amigos e resolveu entrar na organização. Não se arrependeu. Atualmente, trabalha no time de  Outgoing exchange (OGX) na AIESEC Viena promovendo o GIP e GCDP (Talentos Globais e Cidadão Global). Sorridente, ela fala sobre  a AIESEC em sua vida e suas primeiras impressões de nosso país.

" Na AIESEC, conheci muitas pessoas. Fiz muitos amigos." [...] 
Sobre Brasil: " Estou fazendo o Cidadão Global. É a minha primeira vez no Brasil. Estava com medo de vir para a América. Mas é tão impressionante. Muito diferente. Eu gostei. Simplesmente amei. As pessoas são tão extrovertidas e gentis aqui. Eu realmente amei. " 

Para a colombiana Juliana, seu trabalho voluntário foi muito especial em Aracaju e a AIESEC Aracaju será uma lembrança eterna:

" Trabalhei no colégio Jardins. As crianças ficaram muito felizes quando eu cheguei e choraram muito quando fui embora. Trabalharam muito para a Feira das nações e estou muito orgulhosa por isso. Acredito que aprendi a falar até um pouco de Português. Foi gratificante ficar um mês e meio aqui. Gostaria de ficar, mas tenho que ir e voltar para a Colômbia. A AIESEC Aracaju superou minhas expectativas. As pessoas são muito acolhedoras e sempre que precisei, estiveram muito presente. Sou muito grata a todos."

Já a peruana Evelyn não faz parte da AIESEC e desconhecia seu trabalho, mas conheceu seus programas através de um amigo e escolheu fazer intercâmbio voluntário no Brasil. Graças ao Cidadão Global, chegou a Aracaju. Conheceu melhor o trabalho da instituição aqui no estado. Ficou encantada, especialmente quando foi exercer seu trabalho em ONGs na cidade de Umbaúba e no colégio Jardins.

" Imaginava muitas coisas, porém quando cheguei vi que era tudo diferente. As pessoas da AIESEC Aracaju  foram muito carinhosas comigo. Apesar de todas as diferenças, foi muito bom estar aqui."

Elas optaram por algo que fizesse a diferença em seus currículos e graças a AIESEC Aracaju elas estão levando muitas histórias para contar, aprendizados e boas lembranças.  Fazemos o que podemos por você e estamos mais próximos do que você pensa. 


Gostou? Quer alcançar seus sonhos? Quer conhecer o mundo? Quer realizar sonhos? Quer ter conhecimento? Quer viver uma autodescoberta?  Aposto que ficou estingado (a)! Inscreva-se no escritório mais próximo de você. 


Até a próxima, pessoal.

Be an AIESECer. It rocks.

Luciana Mans - COMM member


4 de out. de 2012

Descubra seu talento descobrindo o mundo.


  Todo jovem procura meios para crescer, especialmente quando está na Universidade. A escolha do curso é uma etapa da vida e se desenvolver nele se torna uma espécie de batalha, pois estudar por estudar não é o suficiente  é preciso crescer para estar pronto para enfrentar uma grande desafio: O mercado de trabalho. Você precisa de meios para enfrentar a quantidade de desafios suficientes sem cair e se torne notável dentro desse mundo de engravatados. Consegue maiores chances aqueles que exploraram seus potenciais, talentos e buscarem outros meios para crescer. Falar três idiomas é realmente bonito, mas não ir a lugar nenhum para treina-los é triste e não é à toa que todo estudante que busca um novo idioma para colocar no currículo, ao se deparar com a ideia de cidadão do mundo, não quer mais parar. Anteriormente, você conheceu o GCDP ou Cidadão Global e se deparou com um mundo de possibilidades. Agora, apresento-lhes o GIP (Global Internship Programme) ou Talentos Globais. Vamos conferir informações sobre o nosso Intercâmbio Profissional!

  O programa Talentos Globais é um dos intercâmbios da AIESEC. Voltado para jovens que atuam na área de gestão, engenharias e tecnologia da informação, é uma oportunidade de ouro para quem almeja estagiar fora do país. É voltado para estudantes universitários de até 30 anos de idade com 60% do curso concluído e experiência profissional em sua área, sendo que estudantes de pós-graduação até pós-doutorado estão aptos para fazê-lo. Nesse intercâmbio, o estudante irá estagiar em uma empresa no país que ele fará intercâmbio, ou seja, é um intercâmbio remunerado, entretanto ele não é tão simples. Não basta apenas pagar, pois nesse a responsabilidade é tão grande quanto trabalhar aqui no Brasil, porém em um lugar distante, de idioma diferente, com pessoas de costumes e valores diferentes do seu. É necessário que o estudante tenha o nível de inglês avançado ou fluente.
&nbsp &nbsp O intercambista passará por uma entrevista 
minuciosa  em que serão notados o nível de Inglês, seu alinhamento com os valores da AIESEC e seus propósitos com a viagem, levando em conta características pessoais e profissionais. Após a aprovação do intercambista pela AIESEC Aracaju, será liberado o acesso ao banco de dados com as vagas disponíveis, onde ele poderá selecionar a empresa desejada e realizar uma entrevista com a mesma. Conseguindo a aprovação, o estudante viajará para demonstrar seu talento, se descobrir e conhecer um novo mundo. Lembrando que esse intercâmbio é um pouco mais difícil de encontrar vaga, então é necessário estar realmente preparado para se conseguir uma. Vale ressaltar que: Ao ser aprovado, você terá a oportunidade de desenvolver-se profissionalmente e pessoalmente, vivenciar uma nova cultura, aprimorar e aprender novas línguas.


  • Informações necessárias: 

Modalidades:

- Talentos Globais Gestão: Intercâmbios nas áreas de comunicação, administração, finanças e recursos humanos na Índia, Turquia, China e Colômbia.
- Talentos Globais Engenharia: Projetos de engenharia civil, engenharia de produção e engenharia elétrica na África e Ásia.
- Talentos Globais Relações Internacionais: Projetos de internacionalização, importação e exportação e pesquisa de mercado para países emergentes.
- Talentos Globais Tecnologia: Conheça novas tecnologias trabalhando com programação e desenvolvimento web na India, Alemanha e Colômbia.




Principais Destinos:

- Índia, China, Colômbia, Alemanha e Turquia.

Duração:

- 3 meses a 1 ano.

Requisitos:

- Ser estudante universitário com, no mínimo, 60% do curso concluído, ou formado com até dois anos de graduação em Bacharelado ou Pós;
- Inglês avançado;
- Preferência para candidatos com experiência profissional na área.

Benefícios:

- Trabalhar de forma remunerada* em empresas conceituadas desenvolvendo conhecimentos específicos em sua área de atuação;
- Seguir e liderar tendências do mercado mundial;
- Experiências em empresas especializadas e internacionais;
- Desenvolver novas técnicas de gestão;
- Desenvolver habilidades de adaptabilidade;
- Globalização do conhecimento;
- Remuneração de acordo com o custo de vida do país de destino.

*A bolsa auxílio varia de acordo com a vaga pretendida e o custo de vida do país escolhido.*

Benefícios oferecidos pela AIESEC local:

- Suporte para criação do seu currículo;
- Suporte para entrevistas e negociações com as vagas;
- Preparação cultural para o intercâmbio;
- Acompanhamento virtual durante o intercâmbio;
- Suporte para reintegração ao voltar para o Brasil.
- Benefícios oferecidos pela AIESEC do país de destino:
- Auxílio para busca de host e ambientação na cidade de destino;
- Acompanhamento local da AIESEC do país de destino;

Obrigações:

  • Obrigações do Intercâmbista:
- Taxa de inserção da ficha no Sistema Intranet. Necessário consulta no escritório da AIESEC mais próximo.
- Custos de passagem;
- Documentação: Passaporte, Visto e Seguro saúde.
  • Obrigações da AIESEC local:
- Suporte ao intercâmbista na procura de vagas;
- Preparação cultural de acordo com o país destino;
- Suporte virtual durante o período de intercâmbio.
- Obrigações da AIESEC no país de destino:
- Acompanhamento em relação ao trabalho;
- Suporte na adaptação cultural.

Gostou? Quer alcançar seus sonhos? Quer conhecer o mundo? Quer realizar sonhos? Quer ter conhecimento? Quer viver uma autodescoberta?  Aposto que ficou estingado (a)! Inscreva-se no escritório mais próximo de você. 


Até a próxima, pessoal.

Be an AIESECer. It rocks.

Luciana Mans - COMM member.