Aracaju

7 de nov. de 2012

Host Family: Entenda esse modo de vida



Quando uma pessoa diz: " Sou host de uma canadense.", tenho uma certeza: se você não entende de intercâmbio, uma interrogação deve pairar acima de sua cabeça invisivelmente e você deve se perguntar o que uma palavra de língua inglesa tão pequena deve significar. 

Quando uma pessoa diz que se tornou host, ela abriu as portas da casa dela para o mundo. Em outras palavras, ela recebeu um intercambista para viver em sua casa por um determinando tempo. Aparentemente assustador, ser host nada mais é do que uma experiência maravilhosa. Só para começar, quando uma família aceita o desafio de receber alguém de outro país, ela tem em mente uma coisa: cessar as curiosidades a respeito do país que o ou a intercambista está vindo e ter contato com uma nova cultura. E não para por ai.

Receber um estudante de outro país estimula alguns campos dentro de casa:

- A paciência;
- Conhecimento;
- Experiências novas e inesquecíveis;
- Conhecer o novo tendo contato com um novo idioma e uma nova cultura.

Para um estudante estrangeiro, estar com uma família ameniza a saudade de casa e vivenciar o crescimento e as descobertas daquela pessoa em seu país dentro de sua casa é uma experiência que quem teve, não se arrepende da escolha. Pela AIESEC, famílias aracajuanas tiveram o prazer de receber pessoas dos quatro cantos do mundo. Confira seus depoimentos emocionados.

O estudante de Administração de empresas de 22 anos, Romário Souza, conta com felicidade como foi ter a estudante de 18 anos peruana, Sofia Chang, em sua casa:

Romário teve a felicidade de viver com Sofia.
"Eu tive a felicidade de ter a sensação de ter uma irmã! Foi um momento da minha vida que eu fui bastante feliz tendo a Sofia na minha casa! Sempre tinha alguém para conversar. Ela sempre estava tentando me ensinar espanhol e contava sobre a cultura e os costumes do Peru! Seu jeito meigo e carinhoso de ser conquistou a todos na minha casa e todos os meus amigos! Hoje posso dizer que eu tenho uma irmã linda que está um pouco distante, mas nunca ela sairá do meu coração!" 


Já o estudante de Relações Intencionais fala com amor sobre o novo membro de sua família, o argentino Danilo: 
André e Danilo: irmãos para sempre

" Nunca pensei que em tão pouco tempo eu ganharia um irmão, mas ganhei. Eu hospedei Danilo, EP Argentino, e logo ele se tornou mais que um amigo: ele virou meu irmãozão. Cada momento que eu passei com ele foi único e absorver um pouco da cultura dele foi algo mágico. Ser host foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida e mal posso esperar para repetir."



A formanda em Administração de Empresas Camila Fontes conta sua trajetória de host em poucas palavras:
Camila e sua irmã colombiana, Verônica.


 " Há exatamente 6 meses atrás, eu resolvi sair da casa da minha mãe, e vir morar sozinha, no alto dos meus 21 anos. Tinha o objetivo de buscar tranquilidade, paz e equilíbrio. Porém, em junho de 2012, resolvi ser host de um intercambista que viria fazer trabalho voluntário. Recebi Veronica Carvajal, da Colômbia, uma pessoa sensacional, muito amável, educada, e no fundo, muito parecida comigo. Com ela, aprendi muito sobre seu país, sua cultura, e pude me sentir muito útil em poder fazer o mesmo por ela. No dia de sua despedida, em agosto, eu disse a ela algo que me marcou muito: “É, eu saí de casa porque eu queria morar sozinha. Mas agora eu não quero mais morar só”. Ganhei mais que uma amiga, ganhei uma irmã. Não importa aonde eu ou ela estejamos, nossas portas estarão sempre abertas uma para a outra." 

Ter contato com alguém de outro país é um experiência incomum. Agora imagine o que é para um estudante poder conhecer uma nova cultura, pode entender um novo modo de vida dentro de uma casa com uma família? É uma oportunidade inesquecível onde ele pode repassar seus costumes, hábitos, histórias de seu país e receber as mesmas informações de você. Ser host é viajar o mundo sem sair de casa. Seja host e tenha uma experiência para toda a vida. A AIESEC Aracaju te dá essa oportunidade e garante que você não vai se arrepender. Inscreva-se aqui e viva essa experiência em sua vida.

Be an AIESECer. It rocks.

Luciana Mans - Comm member. 

0 comentários:

Postar um comentário