Aracaju

Cidadão Global

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio voluntário Cidadão Global.

Talentos Globais

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio profissional Talentos Globais

Host Family

Viva a experiência de conhecer a cultura de outro país sem sair de casa: hospede um intercambista.

14 de mar. de 2012

Sobre Aracaju - Parte 2.

Tema: Lazer/ Praias.

Como prometido, a segunda postagem da série comemorativa do aniversário da nossa cidade falando das nossas belíssimas praias. Divirtam-se. =)


Praia de Atalaia.

Com seis quilômetros de extensão, a praia é um dos cartões-postais da capital. Além do trecho conhecido como Passarela do Caranguejo - repleto de bares, restaurantes e point noturno - reúne ainda o Oceanário de Aracaju e o Centro de Cultura e Arte. A infraestrutura incentiva a prática de atividades esportivas através de ciclovia, quadras de tênis e poliesportivas, pistas de skate e de cooper, campo de futebol e lagos artificiais para a turma do windsurf. Para as crianças, há parquinhos e fontes luminosas.



Vista da areia da praia de Atalaia. Sempre com muitas pessoas curtindo a praia







Praia da Aruana.



Primeira praia do litoral Sul, Aruana é repleta de quiosques, coqueiros e dunas. Tem areia escura e mar de águas mornas. 









Se você quer descansar um pouco, Aruana é perfeita para isso, principalmente em dias de semana e pela manhã. Os sucos naturais, o caranguejo e os pastéis são uma delícia e um ótimo almoço 





Praia do Refúgio.



Com as barracas mais estruturadas da orla, a praia do Refúgio  é emoldurada por águas calmas e coqueirais. O movimento é grande durante o verão 






Vista do horizonte da praia do Refúgio.







Praia do Robalo.



Com mar tranqüilo, a praia do Robalo é bastante movimentada em função das muitas casas de veraneio espalhadas pela região. 







Barracas na areia da praia do Robalo.






Praia dos Artistas.



Rústica e com boas ondas, também conhecida como Havaizinho, é freqüentada por surfistas.

















13 de mar. de 2012

Sobre Aracaju

Tema: Lazer

  A postagem de hoje sobre Aracaju vai tratar de algo prazeroso, que é o lazer. Ao contrário do que muitos que moram aqui pensam, Aracaju tem sim diversas atividades de lazer. Sejam elas praias, shows, bares, restaurantes, paisagens, etc. Sabendo dessa "infinidade" de coisas para se fazer, aqui iremos procurar levantar apenas aquelas atividades leves, que podem ser feitas por todos sem gastar muito.

  Ah sim, antes que pensem "poxa, faltou as praias". Não faltou não, é por que iremos deixar outro post dedicado a elas. Até pra esse aqui não ficar enorme.


Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira)

  Localizado na Av. Beira Mar, possuindo uma grande área verde com lago, pedalinhos, ciclovias, parque infantil, bar e restaurante, esta grande área verde é muito utilizada para caminhadas, ou para, simplesmente, relaxar apreciando seu belo paisagismo. 

  O parque é um local bastante procurado para realização de atividades físicas, como caminhada, treinos esportivos, etc. Sessões de yoga são oferecidas gratuitamente aos frequentadores do Parque da Sementeira. 



Parque da Cidade


Localizado à Av. Corinto Leite no bairro Industrial, o parque possui campos de futebol, quadras de tênis, teleférico, hípica e zoológico. Embora fuja um pouco do circuito habitual do turista, vale uma visita. O teleférico que percorre todo o parque, recentemente recuperado, dá um toque de charme ao lugar. 

Orla da Atalaia

 É na orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada recentemente, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.

A orla da Atalaia possui diversas quadras para a prática dos mais diversos esportes. Sem contar nas aparelhagens também para a realização de exercícios físicos.



  É lá na Orla de Atalaia que fica situado o oceanário da cidade de Aracaju. Local muito visitado pelos turistas e amantes da vida marinha.

  Lá também fica a Passarela do Caranguejo que é um badalado complexo de bares e restaurantes na orla de Atalaia, onde é possível encontrar o que há de melhor na culinária sergipana e provar de uma das iguarias mais populares de Aracaju: o caranguejo, servido com vinagrete ou como ingrediente principal de pastéis, caldinhos, moquecas, casquinhas e mariscadas.



Calçadão da 13 de Julho

Localizado na zona nobre de Aracaju, o calçadão do bairro 13 de Julho é uma das melhores opções para uma caminhada e sentir a brisa do rio Sergipe se encontrando com o mar. O complexo do calçadão ainda conta com pista para cooper, parque infantil, quadras de esportes, mirante, ciclovia e quiosques. Oferece uma vista panorâmica da Ilha de Santa Luzia e do manguezal do rio Sergipe.





Vista do alto do mirante do calçadão da 13 de Julho. Do alto do mirante, dá pra ter uma vista da Ilha de Santa Luzia, do manguezal ao longo do calçadão e do rio Sergipe.





Museu da Gente Sergipana

  Inaugurado em 2011, o Museu da Gente Sergipana é um espaço cultural voltado à interpretação da identidade do povo Sergipano.
As lendas, tradições, expressões, brincadeiras, histórias, personagens, a gastronomia, o artesanato em exposição permanente, as manifestações religiosas, folclóricas e populares, os trajes e os marcos existentes, podem ser vistos com outro jeito de olhar.
O Museu da Gente Sergipana está localizado no antigo prédio onde funcionou o Atheneu D. Pedro II, na Avenida Ivo do Prado nº 398 no centro histórico de Aracaju.

Ponte do Imperador

  Construída às margens do rio Sergipe para servir de ancoradouro ao vapor Apa, quando da visita do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Tereza Cristina à província. Foi inaugurada em 11 de janeiro de 1860, dia da chegada do Imperador em Aracaju. Inicialmente feita em madeira, foi reformada pela primeira vez em 1910, passando a ter estrutura de ferro.Somente na década de 1940, adquiriu a estrutura atual. Por longos anos serviu para o embarque e desembarque de mercadorias e passageiros.


Orla do Bairro Industrial

Às margens do rio Sergipe, no norte da capital, a orla do Bairro Industrial é um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão. A ilha de Santa Luzia com seu belo coqueiral, as canoas de pescadores com suas velas coloridas ao vento, as águas do rio Sergipe e a brisa que sopra refrescando os dias de verão convidam a um passeio por essa bela paisagem.



  Da orlinha do bairro Industrial dá pra ter uma vista privilegiada da ponto que liga o município de Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros. No período da noite a ponte fica iluminada por luzes de diversas cores, criando um espetáculo a parte.






Colina do Santo Antônio.


  Parte mais alta da cidade, de onde se tem uma vista panorâmica, o local é dominado pela histórica Igreja de Santo Antônio, que marcou o surgimento de Aracaju. Por ser a única elevação da capital sergipana, é possível avistar boa parte dos cartões postais da cidade. De noite, a iluminação especial, deixa a colina e a igreja ainda mais atraentes 




12 de mar. de 2012

Aracaju e suas generalidades


E aí pessoal, tranquilo? Como planejado, vamos ter durante essa semana uma série de posts a respeito da nossa cidade aniversariante.

Sendo clichê ou não, nosso primeiro post TEM que ser falando algo de forma bem geral sobre a cidade não acham? História e estatística, aqui nesse post é o lugar de vocês!

Bem, vamos lá, Aracaju é a capital do estado de Sergipe(sim, o menor estado do país) e conta aproximadamente com 570.937 habitantes. Existem, no entanto, outros municípios próximos à Aracaju que formam a “Grande Aracaju”, são eles Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Juntos a esses municípios, a “Grande Aracaju” chega a aproximadamente 835.564 habitantes.



O clima em Aracaju é quente e úmido, tendo seu período chuvoso de Março a Agosto. A temperatura aqui gira em torno dos 26º ou 30º. Basicamente, acontecem duas coisas aqui, chuva (quando chove) e calor (quando não chove e algumas vezes até quando chove).












Para ter acesso à nossa cidade, você tem basicamente duas opções. 
A primeira é a rodoviária através das rodovias BR-101, BR-235, SE-201 e SE-100. A segunda é aérea, através no nosso Aeroporto Internacional de Aracaju (sim, internacional).

Vocês devem estar se perguntando “ Cadê a parte da história de Aracaju que foi dito que iria ter? ”. Não colocamos por acharmos que o texto poderia se tornar algo bem cansativo de se ler. Por isso, sugerimos uma leitura sobre nossa cidade no site de pesquisas Wikipedia. Segue abaixo um trecho:

“ A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da Capitania de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu. Fundada em 1855, foi a primeira capital planejada de um estado brasileiro; seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.


1 de mar. de 2012

Processo seletivo - Seja um AIESECer

Photobucket

  Processo seletivo: o que é?      

  Os processos seletivos da AIESEC Aracaju são realizados com o objetivo de selecionar jovens para vivenciar a experiência de voluntariado trabalhando no escritório da organização, ajudando outro jovens a realizar seus intercâmbios, participar de ações locais e eventos locais e conferências nacionais da AIESEC.
  A nossa seleção visa avaliar as competências do candidato e seu alinhamento com o perfil e a cultura da organização.

  Objetivos   

  Identificar e desenvolver o potencial de liderança dos novos membros através de uma plataforma integrada de aprendizado. O ciclo de experiência da AIESEC visa preparar o jovem universitário para o mercado de trabalho e explorar suas potencialidades para que impacte positivamente na sociedade através do exercício dos valores aprendidos na organização.

  Requerimentos e informações  

- Ter entre 18 e 30 anos;
- Ter vínculo de graduação ou pós graduação com uma universidade ou formado em até 2 anos após a conclusão.
- Clique aqui e confira mais informações e o edital do último Psel (2013.1)

  Nosso processo seletivo mais recente foi realizado no mês de Fevereiro de 2013. No momento as inscrições para trabalhar no escritório estão temporariamente encerradas, mas caso tenha interesse em participar futuramente, mantenha contato pelo facebook ou twitter da AIESEC Aracaju para saber quando será a próxima seleção.