Aracaju

Cidadão Global

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio voluntário Cidadão Global.

Talentos Globais

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio profissional Talentos Globais

Host Family

Viva a experiência de conhecer a cultura de outro país sem sair de casa: hospede um intercambista.

6 de fev. de 2013

Escolhi ser um Talento Global na Índia


A AIESEC trabalha para desenvolver profissionais com qualidades diferenciadas do convencional: quando se fala em estágio logo imaginamos um estágio local para aprimorar o currículo e obter experiência profissional na área em questão; mas quando se fala em estágio + AIESEC, é sempre algo mais. É ser um Talento Global!  
O programa de intercâmbio Talentos Globais proporciona ao jovem universitário uma experiência única em sua vida, tanto de aprimoramento dentro da área em outro país, quanto na diversidade cultural no seu dia-a-dia (conhecido muitas vezes como o choque cultural). É assim que a linda Daniela Corumba em depoimento nos delicia com sua maravilhosa experiência dentro da AIESEC, deixando-nos com aquele gostinho de ‘quero isso em minha vida’.



“Há exatamente 644 dias, dia 1 de abril de 2011, estava eu no aeroporto de Aracaju despedindo-me da minha família e amigos. Naquele momento, a sensação que senti foi exatamente a mesma de estar no brinquedo de um parque de diversões. Sabe aquele brinquedo que é um elevador que despenca? Sabe quando você tá lá em cima, olha para baixo, pensa em desistir, mas não adianta mais gritar ou pedir para parar porque nada vai mudar aquela decisão? Pois então, era assim que eu me sentia no aeroporto. Tentei ao máximo transmitir segurança para minha mãe, dizia que tudo estava sob controle e que ela podia ficar tranquila, mas dentro de mim existia uma pontinha de medo, ansiedade, nervosismo e ao mesmo tempo muita vontade de desbravar um mundo desconhecido... E, de repente, eu estava no aeroporto de Mumbai na Índia. 
Hello, Incredible India! 

Morei e trabalhei por 1 ano em Chennai, uma cidade bem tradicional no sul da Índia. Lá a vida era muito diferente da que eu levava no Brasil: a comida, as roupas, o calor, as vacas, os cachorros, os cortes de energia diários, a multidão, a bagunça, a sujeira, os rickshaws, o hábito de comer com as mãos... tudo isso contribuía para o que chamamos de choque cultural. Diria que habituar-se a uma cultura totalmente diferente da nossa nos faz mais fortes e preparados para novos desafios. Certamente essa foi uma das heranças que a Índia me deixou. Uma coisa que me deixava surpresa na Índia era o fato de ver todas aquelas pessoas sorrindo e felizes, especialmente as crianças, além de que estavam todos sempre prontos a ajudar o próximo. Pessoalmente, a Índia foi realmente uma grande lição de vida para mim.
Em termos profissionais, fiz meu intercâmbio na área de TI na Tata Consultancy Services. Atuei na área de programação num time de 20 programadores. A experiência profissional que a AIESEC em parceria com a TCS me proporcionou abriu várias portas para mim, tanto dentro da TCS quanto em outras empresas... 
Quando embarquei na aventura de sair do Brasil, realmente não tinha noção do impacto que a AIESEC teria em minha vida pessoal e profissional. Apesar de não ter atuado dentro da AIESEC, acredito no trabalho da organização e acho que os jovens que gostariam de ver o mundo de uma forma diferente deveriam se tornar um AIESECer também!”- Daniela Corumba

Atualmente Daniela Corumba faz seu segundo intercâmbio pela AIESEC na Vale África do Sul. Essas experiências foram de suma importância para seu desenvolvimento profissional e pessoal, proporcionando-lhe aprimoramento no inglês, maior desenvoltura com as pessoas, viajar, conhecer o mundo corporativo de diferentes ângulos.
Em pesquisa descubro que há na Índia mais de 100 brasileiros em intercâmbio (voluntário e profissional) pela AIESEC. Daí surge aquela perguntinha “Porque a Índia?” Um país totalmente diferente do convencional, e a resposta é a observação.  A possibilidade de conhecer um local exótico milenar e conciliar com trabalho é a nova atração para os jovens intercambistas.  

Então, vem você também fazer intercambio pela AIESEC e descubra um novo horizonte! Inscreva-se no escritório mais próximo de você

Crislaine Cardoso – Membro do time de Comunicação

1 de fev. de 2013

AIESEC Aracaju realiza mutirão de limpeza na ADASFA

No último sábado do mês de janeiro, dia 26, aconteceu a primeira ação local da AIESEC Aracaju em 2013: o mutirão de limpeza da ADASFA.
O mutirão contou com a participação de vários jovens da AIESEC Aracaju, com o objetivo de mudar a triste realidade da associação. Entre as ações colocadas em prática estiveram as de limpeza do ambiente, banho e tratamento dos cães e gatos, contribuição com medicamentos, produtos de limpeza, ração e jornais.
Empolgados com a causa, vários dos participantes ajudaram também na hora da feira de adoção dos animais, que aconteceu no mesmo dia, na 13 de Julho, embora, infelizmente, nenhum animal tenha sido adotado.

Alguns dos membros da AIESEC em Aracaju que apareceram no mutirão e Maria Antônia (responsável pela ADASFA)

Confira o depoimento de Victor Mota, membro da AIESEC Aracaju e estudante de Medicina Veterinária na UFS:

"Ao saber da ação local promovida na ADASFA, resolvi ajudar pela minha experiencia com animais e também pra trabalhar mais na parte social da veterinária. Tanto que me senti na obrigação de participar. Eu posso dividir com vocês a minha primeira impressão: Foi horrível. Coisas que professores falam pra você e você pensa pra si mesmo: "Isso não tem como acontecer". Eu não estou condenando a organização ou algo assim, até porque eu sei que são muitos animais e o controle é menor. O que eu quero dizer é que, diante da situação que me deparei, vi que eu sou capaz de fazer algo por aqueles animais, e assim, veio a vontade de todo menino criado por vó de ajudar tudo e a todos. Me senti impotente por saber que não poderia curar todos os animais de vez, mas me aliviei ao saber que, pelo menos, eu estava ali. Eu estava ali enquanto outros não estavam.Eu estava fazendo a minha parte. Um presente que eu estava dando aquele lugar, meu tempo, minha paciência, meu amor e minha compaixão, por menor que sejam. E assim, eu percebi que AIESEC não é fazer parte de um time que combina com seu curso, é saber que você, como pessoa, independente de curso, é um ser solidário e social. Já tive varias duvidas sobre o meu curso. Se abandonava pra estudar musica (Meu sonho) ou se trabalhava pra poder me sustentar e ajudar a minha mãe, mas isso me mostrou que eu estou no lugar certo. Eu quero ajudar os animais. Eu quero ajudar o mundo. Eu quero ajudar pessoas, mesmo que eu não goste muito delas.
É isso, queria que mais pessoas tivessem ido e vivido algo parecido ao que vivi."

E você, vai seguir o exemplo de Victor Mota e fazer sua parte?


A ADASFA, é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual, fundada em 06 de setembro de 2004, na cidade de Aracaju – SE, com o propósito de prestar à comunidade, dentro das suas possibilidades administrativas, serviços de abrigo, alimentação e tratamento veterinário a animais abandonados e/ou doentes, com prioridade para cães e gatos rejeitados e soltos pelas ruas da cidade de Aracaju e em estado deplorável de saúde e nutrição.
Você pode ajudar contribuindo com materiais, ajuda financeira, voluntariado ou até mesmo adotando um dos animais e proporcionando um lar para os mesmos. Mais informações clique aqui 


Por Dulce Guimarães - COMM member.