Aracaju

Cidadão Global

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio voluntário Cidadão Global.

Talentos Globais

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio profissional Talentos Globais

Host Family

Viva a experiência de conhecer a cultura de outro país sem sair de casa: hospede um intercambista.

21 de set. de 2012

Cinco razões para aceitar o Namastê.


Namastê!


     Essa palavra é uma saudação comum no sul do continente Asiático e significa: “O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você." Por isso começo falando esse cumprimento que representa tanta paz para um dos países mais populosos do mundo: A Índia. Se você acompanha a página da AIESEC Aracaju (@AJ), com certeza se deparou com as postagens sobre a Índia nessa semana. A Índia não é apenas um país barulhento, cheio e bagunçado como costuma aparecer na Televisão. A Índia é um país multicultural e possui uma beleza infinitamente fascinante que encanta milhares de pessoas ao redor do mundo.
     A Índia é uma sociedade de civilização multimilenar, oriental e consolidada, sendo que é o berço de religiões e filosofias. O país atualmente é considerado um grande país periférico, mas tem passado por projetos e uma política árdua para crescer, se desenvolver mais e sair da linha da pobreza. A Índia é um dos países que mais tem alunos fora estudando e desenvolvendo grandes projetos e trabalhos em países ricos, como Estados Unidos e Inglaterra, mostrando que uma parte da população se preocupa com o futuro e não é uma polução formada por pessoas ignorantes e que tem pouco contanto com os livros.
     A Índia recebe milhares de pessoas por ano e entre elas podemos incluir: Turistas, profissionais, estudantes universitários e voluntários. Uma das melhores sensações de se viver uma experiência internacional é perder-se na diversidade cultural do país. A Índia é um dos países que mais possuem vagas de intercâmbio pela a AIESEC, seja ele voluntário ou profissional. O país é conhecido por algumas razões. Vamos conferir:

1)    Diversidade


Na Índia o que não falta é diversidade. Para se teu uma ideia, são 17 idiomas oficiais no país. Nele predominam o inglês e o hindi. Imagina quantas novidades te esperam por lá. Podemos ver elefantes e camelos nas ruas. Mulheres desfilando em seus sáris coloridos, enquanto homens gritam de suas barraquinhas, em que vendem de temperos a tecidos. Imagine se deparar com os encantadores de serpente e os gurus no meio das ruas. E quem sabe se perder com a beleza dos palácios de marajás no clima quente que predomina o ano inteiro. Ou quem sabe se aventurar nas geladas montanhas do Himalaia, ou na ocidental Chandigarh ouse preferir, na moderna Mumbai. Curioso (a)? Temos mais para você.

2)    Espiritualidade


A Índia é considerada uma Terra sagrada, por possuir belíssimos templos e ser banhado pelo famoso Rio Ganges. Ela é vista por muitos como uma terra de boas energias e de extrema espiritualidade. Pessoas no mundo inteiro fazem intercâmbios em busca de autoconhecimento e a Índia é um dos melhores lugares para lhe proporcionar isso! Sinta-se em contato com a natureza, sinta-se ligado a sua energia espiritual, sinta-se parte da Índia!

3)    Bollywood


Sabia que a Índia é o país que mais produz filmes no ano inteiro? O nome é parecido, mas não é Hollywood, porém surgiu da fusão do mesmo com Bombaim. Por ano são gastos milhares de dólares e vários filmes são feitos. Atualmente, o cinema indiano tem mostrado uma crescente popularidade, e tem ganhado a atenção do público e dos produtores ocidentais. É muito popular na Ásia, África, Ex- União Soviética, Oceania e em alguns lugares da Europa e das Américas. E o melhor de tudo, qualquer um pode participar! Uma vez que os filmes acontecem nas ruas de Bombaim, muitos turistas sortudos tem a chance de estrelar nos filmes como figurantes ou até mesmo possuírem falas  em algumas cenas. Já imaginou ser parte de algo tão rico e divertido? E ainda ser imortalizado no cinema indiano! Somente a Índia pode lhe dar essa chance.

4)    Cultura


A cultura indiana é muito rica, diversificada e milenar. Com o passar dos séculos, recebeu influências orientais e ocidentais. É uma das civilizações mais antigas da história mundial. Nesse país, podemos ver uma diversidade de coisas, como:
A Dança Indiana mais popular é a Bharathanatyam. Nessa dança tradicional, os participantes fazem lindos e suaves movimentos, com poses de tirar o fôlego do público que assiste as aprensetações. As letras das músicas descrevem, em sua maioria, as grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esse envolvente ritmo surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou muitos outros estilos de dança.
A Música Indiana tradicional surgiu graças a fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. E um dos instrumentos musicais mais utilizados é a tambur, um instrumento de cordas, cujo som combina perfeitamente com a calmaria exalada pelos momentos de meditação indiana, mas também consegue embalar vários ritmos trazendo alegria e excitação para todos que o escutam.
Na arquitetura destacam-se os maravilhosos templos. Eles são geralmente utilizados para cerimônias religiosas. Mas, como uma exceção, podemos citar o mais famoso de todos: O Taj Mahal; uma das construções mais lindas do mundo e é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.
Os festejos indianos, em sua maioria, estão relacionados as diferentes religiões indianas. Dentre eles podemos citar: Holi, o incrível festival das Cores (de fevereiro a março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).

5)    Pessoas


A Índia é um país super populoso. Milhares de pessoas. Milhares de vidas. Pessoas com suas crenças, costumes, valores e muita alegria. Os indianos são muito conhecidos por serem amáveis e receptivos, sempre dispostos a ajudar e a dividir o pouco que tem. São pessoas calorosas e que se preocupam bastante com o equilíbrio do ambiente em que vivemos. Vale a pena conversar com um indiano ou uma indiana, ou melhor, milhares deles.  Conhecê-los e também deixar eles te conhecerem melhor. Você irá gostar muito.

Gostou? Temos mais algo para acrescentar.
Que tal viver tudo isso que foi dito acima, um estágio emocionante com direito a aprendizado e experiência INTERNACIONAL?

Um estágio de expansão que está entre os melhores do mundo e oficialmente reconhecido por diversas empresas internacionais. Ele é oferecido pela AIESEC Jodhpur uma entidade da AIESEC em Jaipur, na Índia.
E que tal fazer parte do Projeto Rachna? Esse projeto é uma iniciativa da AIESEC Jodhpur  e do Programa de Desenvolvimento, onde os estagiários internacionais vão trabalhar em curtas-metragens ressaltando os problemas enfrentados pela sociedade indiana. Com duração de até seis semanas, o Projeto Rachna falará sobre questões que estão sendo enfrentadas, e as histórias de heróis da vida real no melhor estilo Bollywoodiano.

Venha fazer parte disso. Corra para a AIESEC Aracaju e veja que o outro lado do mundo é muito mais perto do que você pensa.






Luciana Mans e Matheus Garcia - Membros de COMM

12 de set. de 2012

Você e o mundo - Seja um Cidadão Global


 I.              O mundo em nossas mãos.
Podemos perceber que os homens, apesar de todos os problemas, tem algo em comum: Sonhos. Todos os dias oportunidades vão surgindo para todas as pessoas que acreditam na possibilidade de tornar algo em mente realidade. É notório ver que os jovens nutrem meios de se encontrar e encontrarem a felicidade plena e com as novas tecnologias chegando sem parar para nos acostumarmos com as antigas, podemos ver que a grande maioria da juventude mundial está preocupada com o amanhã, porém não só no seu amanhã, mas no amanhã de todos. Jovens preocupados com os acontecimentos atuais, atuando de forma positiva na sociedade visando um futuro melhor para todos aqueles que estão crescendo e estão por vir.
A AIESEC surgiu justamente por causa disso. Por causa de Jovens que estavam preocupados com as atitudes presentes de pessoas que não visualizaram um futuro melhor para todos, exceto para eles e o resultado foi triste para milhares de pessoas. Visando ações que possam impactar a sociedade positivamente, a AIESEC dá chances para que todos possam realizar seus e realizar os sonhos de outras pessoas. A instituição possui maneiras para que jovens proativos possam ajudar a humanidade e realizar seus sonhos. Por ser uma instituição global, é por meio do intercâmbio que AIESEC oferece a oportunidade de jovens possam trabalhar e crescer tanto espiritualmente como pessoalmente. Os intercâmbios que a AIESEC oferece são divididos em dois: Cidadão Global e Talentos Globais. E hoje falaremos o pouco sobre o que é ser Cidadão Global.

II.            Ser Cidadão Global é ir além do que se pode ver e sentir.

O Cidadão Global é o intercâmbio voluntário oferecido pela AIESEC para universitários que buscam ajudar o mundo de alguma forma e fazer a diferença no seu tempo disponível mais indicado, ou seja, nas férias. Nele jovens podem trabalhar voluntariamente em países considerados periféricos. Estão indicados países no Oriente Médio, África, Ásia e Leste Europeu. É uma ótima oportunidade para quem quer doar um pouco de si para ações voluntárias. Os trabalhos podem ser feitos em ONGs e em projetos educacionais com ênfase em gestão de projetos, ensino de novas línguas, educação cultural, execução de workshops sobre doenças sexualmente transmissíveis, entre outros milhares de maneiras para se desenvolver com destinos incríveis. Essa experiência para toda vida pode ser feita num período que dura de 6 semanas a 12 semanas. Além de oferecer um meio de crescer profissionalmente, esse intercâmbio oferece a oportunidade de conviver com culturas diferentes e vivenciar coisas que jamais imaginaríamos viver. Se muitos acham que três meses é pouco em um país, há a possibilidade de ampliar suas experiências fazendo intercâmbio em outro país. Não só uma chance de crescer pessoalmente, mas de ganhar o mundo obtendo uma rede contatos global que com certeza será adquirida nesse desafio que você optou ter.

III.            No que você pode trabalhar

Você optou em ter essa linda experiência e com certeza está com dúvida em qual área pode exercer suas habilidades. Confira as mobilidades que você pode apostar:

Cidadão Global Gestão: Desenvolva projetos nas áreas de marketing, finanças, captação de recursos em ONGs na China, Índia e na América Latina.
                                                                                              
Cidadão Global Cultural: Trabalhe no leste europeu aplicando oficinas sobre empreendedorismo, liderança e sobre a cultura brasileira para crianças e adolescentes.

Cidadão Global Saúde: Participe de projetos de prevenção à HIV/AIDS e outras infecções em comunidades carentes da África.

Cidadão Global Direitos Humanos: Promova oficinas sobre o direito da mulher, crianças, jovens e outras minorias em comunidades do sudeste Asiático.

IV.          Destinos

Como foi dito anteriormente, o intercâmbio voluntário é feito em alguns países de certos continente, mas de imediato confira quais países você pode ir pelo escritório da AIESEC que você optou fazer seu Intercâmbio. Confira alguns dos lugares que você pode ir:
Polônia, Hungria, Ucrânia, Turquia, Colômbia, México, Rússia, Índia, China, África (Uganda, Gana, Quênia, Nigéria e Moçambique), Indonésia, entre outros.

V.          Duração

O tempo é de 6 a 12 semanas. Caso você tenha interesse em permanecer mais tempo, recomendamos participar de diferentes modalidades do programa Cidadão Global. Assim você pode trocar de projeto a cada 6 semanas, mudando de país e tornando a sua vivência  ainda mais intensa.


VI.          Benefícios:

  • Vivência em um ambiente internacional e multicultural;
  • Desenvolvimento de competências de liderança, empreendedorismo, responsabilidade social e compreensão do outro;
  • Oportunidade de ser um agente de impacto positivo.
VII.         Benefícios oferecidos pela AIESEC:

  • Suporte para criação do seu currículo internacional;
  • Suporte para entrevistas e negociações com as vagas;
  • Preparação cultural para o intercâmbio;
  • Acompanhamento virtual pela AIESEC;
  • Suporte para reintegração ao voltar para o Brasil.

VIII.       Benefícios oferecidos pela AIESEC do país de destino:

  • Auxilio para busca de acomodação;
  • Suporte a busca por informações sobre o país e documentações

IX.          Obrigações:

  • Obrigações do intercâmbista:

è Taxa de inserção da ficha no Sistema Intranet. Necessário consulta no escritório da AIESEC mais próximo.
è Custos de passagem;
è Documentação: Passaporte,Visto e Seguro.
X.           Obrigações da AIESEC:
  • Suporte ao intercâmbista na procura de vagas;
  • Preparação cultural de acordo com o país destino;
  • Suporte virtual durante o período de intercâmbio.
  • Obrigações da AIESEC no país de destino:
  • Suporte na adaptação cultural.
Sair do lugar em que você está acostumado para morar em outro, seja uma nova cidade, um novo estado ou um novo país, pode ter a certeza de que você vai ganhar. Se dentro do seu próprio país você abre a mente, o que dirá se você sair do seu país e viver em outro, tendo acesso a outra cultura, a outro modo de viver, outro modo de lidar com coisas cotidianas? Tem coisas boas e ruins, mas você abrirá a sua mente e os seus horizontes. A sua capacidade de percepção se ampliará quando você menos imaginar. É uma experiência que não dá para medir. Curioso (a) e animado(a)? Corra para a AIESEC Aracaju e confira. Não perca essa oportunidade. Aposta em seus sonhos e seja grande. Inscreva-se agora e seja um Cidadão Global.  

Luciana Mans - Membro de COMM da @AJ