Namastê!
Essa palavra é uma saudação comum no sul do continente Asiático e significa: “O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você." Por isso começo falando esse cumprimento que representa tanta paz para um dos países mais populosos do mundo: A Índia. Se você acompanha a página da AIESEC Aracaju (@AJ), com certeza se deparou com as postagens sobre a Índia nessa semana. A Índia não é apenas um país barulhento, cheio e bagunçado como costuma aparecer na Televisão. A Índia é um país multicultural e possui uma beleza infinitamente fascinante que encanta milhares de pessoas ao redor do mundo.
A Índia é uma sociedade de civilização multimilenar, oriental e consolidada, sendo
que é o berço de religiões e filosofias. O país atualmente é considerado um
grande país periférico, mas tem passado por projetos e uma política árdua para
crescer, se desenvolver mais e sair da linha da pobreza. A Índia é um dos
países que mais tem alunos fora estudando e desenvolvendo grandes projetos e
trabalhos em países ricos, como Estados Unidos e Inglaterra, mostrando que uma
parte da população se preocupa com o futuro e não é uma polução formada por
pessoas ignorantes e que tem pouco contanto com os livros.
A Índia recebe milhares de pessoas por ano e entre elas podemos incluir:
Turistas, profissionais, estudantes universitários e voluntários. Uma das melhores sensações de se viver uma
experiência internacional é perder-se na diversidade cultural do país. A Índia
é um dos países que mais possuem vagas de intercâmbio pela a AIESEC, seja ele
voluntário ou profissional. O
país é conhecido por algumas razões. Vamos conferir:
1) Diversidade
Na Índia o que não falta é diversidade. Para se teu uma ideia, são 17 idiomas oficiais no país. Nele predominam o inglês e o hindi. Imagina quantas novidades te esperam por lá. Podemos ver elefantes e camelos nas ruas. Mulheres desfilando em seus sáris coloridos, enquanto homens gritam de suas barraquinhas, em que vendem de temperos a tecidos. Imagine se deparar com os encantadores de serpente e os gurus no meio das ruas. E quem sabe se perder com a beleza dos palácios de marajás no clima quente que predomina o ano inteiro. Ou quem sabe se aventurar nas geladas montanhas do Himalaia, ou na ocidental Chandigarh ouse preferir, na moderna Mumbai. Curioso (a)? Temos mais para você.
2) Espiritualidade
A Índia é considerada uma Terra sagrada, por possuir belíssimos templos e ser banhado pelo famoso Rio Ganges. Ela é vista por muitos como uma terra de boas energias e de extrema espiritualidade. Pessoas no mundo inteiro fazem intercâmbios em busca de autoconhecimento e a Índia é um dos melhores lugares para lhe proporcionar isso! Sinta-se em contato com a natureza, sinta-se ligado a sua energia espiritual, sinta-se parte da Índia!
3) Bollywood
Sabia que a Índia é o país que mais produz filmes no ano inteiro? O nome é parecido, mas não é Hollywood, porém surgiu da fusão do mesmo com Bombaim. Por ano são gastos milhares de dólares e vários filmes são feitos. Atualmente, o cinema indiano tem mostrado uma crescente popularidade, e tem ganhado a atenção do público e dos produtores ocidentais. É muito popular na Ásia, África, Ex- União Soviética, Oceania e em alguns lugares da Europa e das Américas. E o melhor de tudo, qualquer um pode participar! Uma vez que os filmes acontecem nas ruas de Bombaim, muitos turistas sortudos tem a chance de estrelar nos filmes como figurantes ou até mesmo possuírem falas em algumas cenas. Já imaginou ser parte de algo tão rico e divertido? E ainda ser imortalizado no cinema indiano! Somente a Índia pode lhe dar essa chance.
4) Cultura
A cultura indiana é muito rica, diversificada e milenar. Com o passar dos séculos, recebeu influências orientais e ocidentais. É uma das civilizações mais antigas da história mundial. Nesse país, podemos ver uma diversidade de coisas, como:
A Dança Indiana mais popular é a Bharathanatyam. Nessa dança tradicional, os participantes fazem lindos e suaves movimentos, com poses de tirar o fôlego do público que assiste as aprensetações. As letras das músicas descrevem, em sua maioria, as grandes realizações
de deuses e heróis da mitologia. Esse envolvente ritmo surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e
influenciou muitos outros estilos de dança.
A Música Indiana tradicional surgiu graças a fusão musical dos
diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter
emotivo e descritivo. E um dos instrumentos musicais mais utilizados é a tambur, um instrumento de cordas, cujo som combina perfeitamente com a calmaria exalada pelos momentos de meditação indiana, mas também consegue embalar vários ritmos trazendo alegria e excitação para todos que o escutam.
Na arquitetura destacam-se os maravilhosos templos. Eles são geralmente utilizados para cerimônias
religiosas. Mas, como uma exceção, podemos citar o mais famoso de todos: O Taj Mahal; uma das
construções mais lindas do mundo e é considerado pela UNESCO como um Patrimônio
da Humanidade.
Os festejos indianos, em sua maioria, estão
relacionados as diferentes religiões indianas. Dentre eles podemos citar: Holi, o incrível festival das Cores (de fevereiro a março); Khumba Mela (festival religioso que
ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e
Festival das Luzes (Diwali).
5) Pessoas
A Índia é um país super populoso. Milhares de pessoas. Milhares de vidas. Pessoas com suas crenças, costumes, valores e muita alegria. Os indianos são muito conhecidos por serem amáveis e receptivos, sempre dispostos a ajudar e a dividir o pouco que tem. São pessoas calorosas e que se preocupam bastante com o equilíbrio do ambiente em que vivemos. Vale a pena conversar com um indiano ou uma indiana, ou melhor, milhares deles. Conhecê-los e também deixar eles te conhecerem melhor. Você irá gostar muito.
Gostou? Temos mais algo para acrescentar.
Que tal viver tudo isso que foi dito acima, um estágio
emocionante com direito a aprendizado e experiência INTERNACIONAL?
Um estágio de expansão que está entre os melhores do mundo e oficialmente reconhecido por diversas empresas internacionais. Ele é oferecido pela AIESEC Jodhpur uma entidade da AIESEC em Jaipur, na Índia.
E que tal fazer parte do Projeto Rachna? Esse projeto é uma iniciativa da AIESEC Jodhpur e do Programa de Desenvolvimento, onde os estagiários internacionais vão trabalhar em curtas-metragens ressaltando os problemas enfrentados pela sociedade indiana. Com duração de até seis semanas, o Projeto Rachna falará sobre questões que estão sendo enfrentadas, e as histórias de heróis da vida real no melhor estilo Bollywoodiano.
Venha fazer parte disso. Corra para a AIESEC Aracaju e veja que o outro lado do mundo é muito mais perto do que você pensa.
Luciana Mans e Matheus Garcia - Membros de COMM
Luciana Mans e Matheus Garcia - Membros de COMM