Aracaju

Cidadão Global

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio voluntário Cidadão Global.

Talentos Globais

Clique aqui para saber mais sobre o programa de intercâmbio profissional Talentos Globais

Host Family

Viva a experiência de conhecer a cultura de outro país sem sair de casa: hospede um intercambista.

26 de abr. de 2013

HOST FAMILY: seu intercâmbio sem sair de casa

Você alguma vez já pensou em hospedar alguém de outro país em sua casa?

A AIESEC é uma organização global que luta por uma sociedade melhor através da promoção da compreensão inter-cultural e pode ajudá-lo com isso. Uma das formas mais gratificantes de fazer isso acontecer é a experiência de ser um Host Family, programa em que estudantes universitários internacionais são hospedados por famílias durante sua experiência de intercâmbio.

Host Family é uma família que oferece um quarto ou uma cama para acolher um intercambista da AIESEC em sua própria casa, ajudando em algumas necessidades básicas dele, como comida, água, luz elétrica, lugar para dormir e tomar banho.

Como um Host Family, você irá oferecer a um jovem a oportunidade de descobrir sua cidade e até mesmo o seu país. Você não só vai ganhar um novo membro da família, como também vai aprender sobre uma cultura diferente, seus valores e tradições, língua e muito mais. O intercâmbio cultural entre a sua família e o intercambista irá ajudá-lo tanto a ganhar um entendimento mais profundo dos valores humanos, como irá proporcionar para quem sempre quis ir ao exterior e ainda não teve oportunidade, a possibilidade de viver essa experiência internacional. Enquanto isso, por outro lado, o estudante estrangeiro terá a chance de vivenciar de maneira mais aprofundada nosso país e cultura, enriquecendo a experiência do intercâmbio.

De onde os intercambistas vêm?
Os estudantes estrangeiros universitários ou com formação há no máximo 2 anos, vêm de diversos países para Aracaju para trabalhar em projetos sociais como voluntários ou em grandes empresas parceiras da AIESEC. Eles vêm com o objetivo de se desenvolver profissionalmente, ao mesmo tempo em que aplicam seus conhecimentos em ONGs, escolas, entre outros.

Quais são as vantagens ao recebê-lo?
Entre as vantagens de receber estudantes estrangeiros, além das diversas relatadas acima, está a oportunidade de praticar outras línguas, descobrir costumes, fazer networking internacional, fazer amigos por todo o mundo, obter conhecimento sobre novas culturas, melhorar sua habilidade para se comunicar em outros idiomas e acrescentar ao seu currículo a experiência da sua participação em atividades de intercâmbio cultural/social.
Você terá contato com um jovem que certamente trará mais dinamismo e rotinas novas ao seu lar, tornando a experiência muito mais enriquecedora e cheia de conhecimentos de países que você sempre sonhou em visitar.

Passo-a-passo - como se tornar um Host Family:

• Inscrição: você inscreve-se através do formulário disponível neste link.
• Contato: membros da AIESEC entrarão em contato para agendar uma entrevista com você.
• Entrevista: a entrevista é feita para entender o seu perfil da família e explicar melhor como funciona o nosso programa.
• Seleção: o intercambista é escolhido de acordo com o seu perfil familiar e fatores como a distância casa-trabalho, entre outros.
• Um mundo de cultura na sua casa: o intercambista chega em sua casa, trazendo o mundo em sua bagagem!


Confira alguns depoimentos para entender como se sente quem já foi host


Igor Aragão

"Sem dinheiro pra viajar e recém chegado de uma viagem, decidi romper fronteiras aqui em casa... Conversei com minha mãe e decidimos receber um intercambista da AIESEC. O Posada se tornou um parceiro e companheiro da gente, se entrosou com a família e agora o consideramos como um membro dela. Aprendi a ter mais paciência ao ensinar coisas e trocar conhecimento, além da linguagem. Minha mãe já está entendendo algumas coisas em espanhol que vai servir muito para uma futura viagem."

Renato Tavares

"Foi uma experiência bastante proveitosa, de engrandecimento cultural e pessoal. Houve realmente uma troca de informações, aprendi e me interessei bastante pela cultura peruana e pela vida do intercambista que hospedava. Santiago é uma pessoa de coração ótimo, sempre disposto e de bom humor. Foi um verdadeiro irmão e que sinto falta hoje.
Viramos realmente amigos, daqueles que se aconselham e confessam suas coisas um pro outro."


Nielza Maia

"Posso dizer que foi uma experiência muito interessante para nossa família, pois nunca tínhamos hospedado pessoas além da nossa própria familia e principalmente estrangeira. Houve uma boa interação entre todos da família e troca de conhecimento costume e cultura. A Carol se comportou muito bem, soube cativar e cultivar a amizade de todos e soube respeitar as normas estabelecidas. Se todos que vierem forem assim, aconselho outras famílias a viverem a experiência."

André Luís



"Já fui host duas vezes e posso dizer que é uma experiência maravilhosa. Hospedei Danilo (argentino) e Juan (colombiano) e aprendi muito com os dois, além de ter melhorado bastante o meu espanhol. Ao ser host eu vi e vivi outras culturas!"



Talita Mota

"O desafio de ser host family começa pelos pais. Demorei alguns meses para convencê-los a receber alguém aqui em casa. Depois de convencidos eu fiquei super ansiosa, querendo que a intercambista chegasse logo, pensando de como ela seria e tudo mais.
Minha mãe entrou em desespero porque ela era vegetariana e não sabia o que ela comeria aqui em casa. Eu comecei a ficar com receio de perder minha privacidade, já que iria dividir o quarto com ela e além disso todos os meus amigos achavam loucura eu receber alguém que nunca tinha visto na vida na minha casa. Então a Natalia chegou, fui na rodoviária buscá-la junto com outros membros da AIESEC. Desde esse dia nos demos super bem, meus pais logo de cara se deram muito bem com ela também, até a apresentaram para a rua inteira dizendo que ela era filha deles. Nós não tivemos nenhum tipo de problema, pelo contrário, ela só trouxe alegria e coisas boas para nossa família.
A unica parte ruim é que ela foi embora, mas tenho certeza que ela voltará para cá.
Para quem nunca foi host, tem vontade ser, ou tem algum tipo de receio, eu só posso dizer: SEJA UM HOST! É muito gostoso. Adorava quando a Natalia chegava em casa porque todos os dias ela tinha algo novo para contar, alguma coisa que ela achava estranho, ou algo de engraçado que aconteceu no dia dela.
Fiquei emocionada quando fui ao trabalho dela, e vi várias crianças correndo na direção dela e a abraçando.
Pretendo ser host mais uma vez, se meus pais quiserem é claro."



Você já viu que não é preciso fazer um intercâmbio para ter uma experiência internacional extraordinária, então, se você tem um espacinho em sua casa, pode fornecer alguma das refeições (não é obrigatório), e deseja viver tudo isso mais um pouco, entre em contato conosco, porque você já pode fazer seu intercâmbio sem sair de casa.
Imagine só ganhar um irmão, um filho, alguém que também estará de portas abertas para você quando voltar para o seu país?

Inscreva-se aqui,
AND BE A HOST FAMILY!

Por Dulce Guimarães - COMM member.